O curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar), por meio do Projeto de Extensão de Urgência e Emergência, promoveu nos dias 22 e 23 deste mês o Simpósio de Urgência e Emergência, realizado no Campus Sede, em Umuarama. O evento reuniu 131 participantes entre acadêmicos de cursos da área da saúde e membros da comunidade médica, com foco na atualização profissional e no aprimoramento técnico frente aos desafios do atendimento emergencial.
Com atividades distribuídas nos laboratórios do curso, a programação contemplou mais de 17 palestras e práticas médicas conduzidas por especialistas. Entre os temas discutidos estiveram medicina de família, primeiros atendimentos, intubação endotraqueal, além de mesas-redondas sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e debates voltados à valorização da área médica.
De acordo com a acadêmica do terceiro ano de Medicina e integrante da comissão organizadora, Beatriz Nabas Vicente, o simpósio buscou complementar a formação dos estudantes. “O nosso foco é em urgência e emergência nas especialidades médicas. Então, abordamos temas que às vezes vemos muito rápido em sala de aula e trazer conteúdos extras para preparar os alunos da Unipar para os desafios que encontrarão na área”, explicou.
A também organizadora e estudante do curso, Maria Cristina Trentini Pagnussat, destacou o apoio de patrocinadores e a contribuição dos palestrantes convidados. “Conseguimos parceiros que foram fundamentais na construção da jornada, proporcionando experiências únicas, brindes e palestras enriquecedoras. Tivemos a participação de professores da Unipar e de outras instituições, o que ampliou ainda mais o conhecimento compartilhado”, afirmou.
O professor preceptor do projeto, Reinaldo Higashi Yoshi, reforçou a importância da iniciativa para a formação acadêmica. “A jornada foi realizada para estimular os alunos a participarem ativamente e, assim, incentivá-los a se tornarem melhores estudantes e, no futuro, profissionais mais preparados”, ressaltou.